SINDECOMAR - SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ E SUL DO PARÁ

O SINDECOMAR foi fundado em 30/04/1992. Desde a sua fundação o SINDECOMAR contribui para o desenvolvimento sócio profissional dos comerciários da base sindical, do município de Marabá e da Região do Sul do Pará.

 

A criação do SINDECOMAR surgiu da necessidade de oferecer um atendimento mais próximo aos trabalhadores da Região. Antes do SINDECOMAR, os trabalhadores eram explorados pelos patrões, exercendo carga de trabalho superior a 50 horas semanais, não recebiam horas extras, não tinham piso salarial respeitado e poucos tinham carteira de trabalho assinada. Foi quando surgiu a ideia de fundar um Sindicato mais próximo dos trabalhadores para que a Lei fosse cumprida.

 

Motivados pela ideia de organizar um Sindicato para atender as demandas dos trabalhadores da Região, um grupo de trabalhadores, liderados pelo companheiro Adelmo Azevedo de Lima, inicia a empreitada de organizar o SINDECOMAR, O Sindicato dos Empregados no Comércio de Município de Marabá e Sul do Pará. A sede provisória foi estabelecida na Rua: Getúlio Vargas – no Centro de Marabá, em um prédio estruturado com 01 recepção, 05 salas, 01 auditório com capacidade para 150 pessoas. Em seguida o SINDECOMAR filiou-se a FETRACOM - Federação dos Trabalhadores no Comércio dos Estados do Pará e Amapá, A CNTC - Confederação Geral dos Trabalhadores do Comércio e a UGT - União Geral dos Trabalhadores.

 

Nesses 24 anos de existência, o SINDECOMAR vem amadurecendocomo uma entidade que está, a cada dia, mais engajada com os interesses gerais dos comerciários, que ultrapassa a fronteira das lutas para garantir os direitos trabalhistas e chega ao patamar de lutar por mais qualidade de vida, por mais respeito profissionale mais dignidade aos trabalhadores do comércio da base.

 

 

SINDECOMAR, aqui o comerciário está em primeiro lugar!

NOSSA HISTÓRIA